segunda-feira, 21 de março de 2016

SOCIEDADE CIVIL DEBATE CONCERTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO
NO 16.º DJUMBAI TEMÁTICO DA UE-PAANE

Na passada sexta-feira, 18 de Março, o Programa de Apoio a Actores Não Estatais da União Europeia na Guiné-Bissau (UE-PAANE) organizou o seu 16.º Djumbai Temático na Casa dos Direitos.


Desta feita, vários representantes de organizações da sociedade civil debateram a Necessidade de Concertação e Representação da Sociedade Civil na Guiné-Bissau.


À semelhança de outros encontros promovidos pelo UE-PAANE, a sessão teve o intuito de abrir espaço de debate e reflexão crítica entre a sociedade civil de forma a promover uma maior participação dos Actores Não Estatais nos processos de elaboração e implementação de políticas e estratégias nacionais.


quarta-feira, 9 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DA MULHER ASSINALADO NA GUINÉ-BISSAU
COM DJUMBAI NA CASA DOS DIREITOS





















Mais de 50 pessoas participaram ontem, Dia Internacional da Mulher, num djumbai dedicado aos direitos económicos das mulheres guineenses, realizado no salão nobre da Casa dos Direitos.

A roda de mulheres contou com a participação de algumas figuras femininas com relevo na sociedade guineense, nomeadamente Aissatu Camará Indjai, Alexandrina Mané, Aniza Esteves, Augusta Henriques, Carmen Pereira, Fatumata Djau Baldé, Nelvina Barreto, Odete Pereira, Samantha Fernandes, entre outras.

A sessão foi gravada pela televisão comuniária TV Klelé e, em breve, estará disponível em documentário produzido pelo Observatório dos Direitos.







quinta-feira, 3 de março de 2016

CRIANÇAS DA ACADEMIA BANTABA VISITAM CASA DOS DIREITOS

Hoje a Casa dos Direitos recebeu a visita de mais de três dezenas de crianças da Associação Academia Bantaba, do Bairro Militar, da periferia da cidade de Bissau. As crianças, de 13 e 14 anos e que frequentam o 2.º e 3.º ano de escolaridade, tomaram conhecimento do trabalho desenvolvimento pela Casa e pelas organizações promotoras em prol dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau.

O grupo de crianças foi acompanhado pelo responsável de Academia Bantaba, Abú Sambú, um jovem activista dos direitos humanos que tem trabalhado incansavelmente com crianças e jovens sobre direitos humanos e cidadania, nomeadamente sobre o direito à educação e à prática desportiva, promovendo visitas de conhecimento a lugares de interesse.

Estas crianças recebem treinos de prática desportiva de futebol e outras acções de desenvolvimento, nomeadamente o seguimento dos estudos da criança, do seu rendimento escolar e do seu comportamento junto da família.

Na visita à Casa, Abú Sambú referiu que, com esforço e apoio de algumas entidades, a Academia consegue pagar os estudos de algumas criasças. A Academia tem contado com o apoio da Câmara Municipal de Bissau para aquisição de equipamemtos desportivos.

CASA DOS DIREITOS ASSINALA DIA DA MULHER COM RODA DE MULHERES EM DJUMBAI SOBRE OS SEUS DIREITOS ECONÓMICOS

Clique na imagem para aumentar