sexta-feira, 3 de novembro de 2023

NOVA DATA: ESTÁ ABERTO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DO 10.º PRÉMIO "JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS"



Pelo décimo ano consecutivo, os promotores da Casa dos Direitos, a Liga Guineense dos Direitos Humanos, a Associação para a Cooperação Entre os Povos e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento divulgam este galardão com o objectivo de reforçar o papel dos jornalistas enquanto agentes de mudança de mentalidades na sociedade guineense, estimulando a construção de uma cultura de participação democrática e cívica, com vista à promoção e a defesa dos direitos humanos.

À semelhança dos anos anteriores, haverá a entrega de prémios nas categorias de TV, Rádio e Imprensa Escrita, no valor de 300.000 CFA, um computador portátil e um conjunto de livros sobre Direitos Humanos.

Consulte o regulamento do prémio aqui. As candidaturas estão abertas até 30 de Novembro de 2023.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

MINISTRO DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS HUMANOS PRETENDE ESTABELECER UMA PARCERIA PROFÍQUA COM A CASA DOS DIREITOS

O Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Dr. Albino Gomes, efetuou hoje dia 4 de setembro de 2023, uma visita de cortesia à Casa de Direitos, acompanhado pelos seus principais colaboradores.

A visita tinha como objetivo inteirar-se do funcionamento da Casa dos Direitos e manifestar a abertura do ministério da justiça em reforçar as relações institucionais com a Casa em prol da promoção e proteção dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

Após ter recebido uma explicação pormenorizada sobre os objetivos da Casa dos Direitos, seus projetos e atividades em curso, a delegação do Ministro teve oportunidade de visitar os diferentes gabinetes e serviços da nossa instituição, permitindo-lhe constatar in loco os resultados de diferentes projetos executados.






















No final da visita, o Ministro da Justiça assegurou que pretende estabelecer uma parceria profícua com a Casa dos Direitos e demais organizações da sociedade civil, tendente à proteção do direitos humanos, promoção da cidadania e cultura da paz.

Convém salientar que esta é a primeira visita específica de um Ministro da Justiça com a finalidade de conhecer a Casa dos Direitos.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

RELATÓRIO SOBRE A CONDIÇÃO DAS MULHERES JORNALISTAS E HOMENS JORNALISTAS NA GUINÉ-BISSAU APRESENTADO EM BISSAU

Esta manhã, a Casa dos Direitos acolheu a sessão de apresentação do relatório sobre a Condição das mulheres jornalistas e dos homens jornalistas na Guiné-Bissau.


Após o painel inicial, que contou com a intervenção de representantes da Cooperação Portuguesa, da Amprocs- GB, da LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos, da SINJOTECS e da ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, os principais resultados do inquérito foram apresentados pelo autor Baducaram Imbenque, da AMPROCS.

Leia o relatório completo


Este documento surge no âmbito de um projecto dedicado aos direitos das mulheres e dos jornalistas em contextos de instabilidade, levado a cabo pela Associação de Mulheres Profissionais da Comunicação Social (a AMPROCS), em parceria com a ACEP, a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), a MIGUILAN e a Casa dos Direitos, e conta com o financiamento do Camões, I.P.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

REPORTAGEM SELECCIONADA DAS BOLSAS DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTRÉTICA EM HOSPITAIS GUINEENSES


Uma das propostas de reportagem seleccionadas para a Bolsa de Criação Jornalística sobre Direitos das Mulheres e Cidadania foi publicada recentemente no jornal O Democrata.

A reportagem denuncia a violência obstétrica e o clima de terror e de humilhação por que passam as mulheres parturientes em hospitais guineenses.

As Bolsas de Criação Jornalística sobre Direitos das Mulheres são uma iniciativa da Associação de Mulheres Profissionais da Comunicação Social na Guiné-Bissau (AMPROCS), da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), da organização Mindjeris di Guiné-Bissau Nô Lanta (MIGUILAN), da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) e da Casa dos Direitos, e contam com o apoio da Cooperação Portuguesa.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

BOLSA DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA PARA REALIZAÇÃO DE REPORTAGENS SOBRE DIREITOS DAS MULHERES

A segunda edição da Bolsa de Criação Jornalística sobre Direitos das Mulheres e Cidadania destina-se a profissionais da comunicação social da Guiné-Bissau. A Bolsa, no valor de 130.000 CFA, visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com os direitos das mulheres e da cidadania na Guiné-Bissau. O prazo de recepção de propostas termina a 3 de Março, os resultados serão conhecidos a 8 de Março.

São elegíveis para esta bolsa propostas de trabalhos de reportagem escrita, fotográfica ou áudio, de jornalistas guineenses ou a trabalhar na Guiné-Bissau. A intenção expressa da sua publicação num órgão de comunicação nacional terá uma majoração na avaliação da proposta. As reportagens deverão estar concluídas até 30 de Junho de 2023

A iniciativa surge no âmbito do projecto Direitos de Mulheres e Jornalistas em Contextos de Instabilidade na Guiné-Bissau, levado a cabo pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação de Mulheres Profissionais da Comunicação Social na Guiné-Bissau
(AMPROCS), a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) e Mindjeris di Guiné-Bissau Nô Lanta (MIGUILAN), com apoio da Cooperação Portuguesa.

Conheça aqui as/os vencedoras/es da primeira edição.


REGULAMENTO DISPONÍVEL AQUI


FORMULÁRIO DE CANDIDATURA