domingo, 1 de dezembro de 2024

QUINZENA DOS DIREITOS 2024 Construindo um futuro de Dignidade: Resistir ao Confinamento da Democracia e dos Direitos Humanos

Cartaz da 11.ª edição

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, a Casa dos Direitos, em parceria com dezenas de organizações da sociedade civil, promove a QUINZENA DOS DIREITOS, entre 1 e 15 de dezembro, com um conjunto de atividades dedicadas ao debate sobre a situação dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, sob o lema Construindo um futuro de Dignidade: Resistir ao Confinamento da Democracia e dos Direitos Humanos.

Ao longo de duas semanas, os membros do consórcio da Casa dos Direitos e outras organizações nacionais e internacionais irão dinamizar um conjunto de atividades em torno dos Direitos Humanos, desde debates, sessões de cinema, lançamentos, feira do livro, festival de música, exposições, “djumbais temáticos nas comunidades”, entre outras…

Esta iniciativa é coordenada pela Casa dos Direitos, em articulação com os diferentes parceiros, e conta com financiamento da Cooperação Portuguesa, da União Europeia e do PNUD.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

PRÉMIO JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS: CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 DE NOVEMBRO



A Casa dos Direitos, a Liga Guineense dos Direitos Humanos, a Associação para a Cooperação Entre os Povos e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento lançam mais uma edição do Prémio Jornalismo e Direitos Humanos na Guiné-Bissau com o objectivo de reforçar o papel dos jornalistas enquanto agentes de mudança de mentalidades na sociedade guineense, estimulando a construção de uma cultura de participação democrática e cívica, com vista à promoção e a defesa dos direitos humanos.

À semelhança dos anos anteriores, haverá a entrega de prémios nas categorias de TV, Rádio e Imprensa Escrita, no valor de 300.000 CFA, um computador portátil, um certificado e um conjunto de livros sobre Direitos Humanos.

Consulte o regulamento do prémio aqui. As candidaturas estão abertas até 30 de Novembro de 2024.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

QUINZENA DOS DIREITOS 2024: JORNALISMO, MULHERES
E DIREITOS HUMANOS EM DESTAQUE NA 10.ª EDIÇÃO

Cartaz da Quinzena dos Direitos

10.ª edição da Quinzena dos Direitos acontece de 1 a 9 de Março de 2024, dedicada ao Jornalismo, Mulheres e Direitos Humanos, após o adiamento forçado da sua realização em Dezembro de 2023.

Ao longo de mais de uma semana, a Casa dos Direitos, os membros do consórcio e cerca de 20 outras organizações da sociedade civil realizam um conjunto de iniciativas para discutir a situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

No dia 1 de Março, às 9 horas, a Casa dos Direitos acolhe a conferência de imprensa de abertura da Quinzena, seguida de um djumbai sobre a participação política das mulheres e os desafios da lei da paridade no país. Destaque ainda para a tradicional Feira do Livro, que terá abertura no dia 4 de Março, às 10 horas, numa iniciativa conjunta da Casa dos Direitos, Associação para a Cooperação Entre os Povos, Casa dos Direitos e Tiniguena.

Nos dias 5 e 6 de Março, é organizado um programa em torno do Jornalismo e Direitos Humanos, que inclui, a 5, a conferência internacional Norte e Sul. Histórias e reflexões sobre Jornalismo e Direitos Humanos, e no dia 6, o Fórum Nacional dos Jornalistas em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. As tardes desses dois dias são dedicadas a uma oficina sobre o papel do Jornalismo na defesa dos Direitos Humanos, dirigida a jornalistas guineenses.

O programa inclui ainda exibição de filmes, djumbais e conferências, bem como a entrega do Prémio Jornalismo e Direitos Humanos, da responsabilidade da Liga Guineense dos Direitos Humanos, da ACEP e do Camões, I.P.

Aceda ao Programa Completo (disponível para descarregar)