quinta-feira, 30 de julho de 2015

85 CRIANÇAS DE BAIRROS PERIFÉRICOS DE BISSAU VISITAM A CASA
E FALAM DOS SEUS DIREITOS























Nos últimos dois dias, a Casa dos Direitos recebeu a visita de 85 crianças de Cuntum Madina e Missira, dois bairros na periferia de Bissau, e deu a conhecer o trabalho que desenvolve em prol dos Direitos Humanos, nomeadamente dos Direitos das Crianças.
As crianças tiveram oportunidade de partilhar experiências sobre os seus direitos, através de um exercício em que escreveram um direito que conheciam e um direito que está a ser violado no seu bairro. Entre os direitos mais importantes mencionados pelas crianças, estão o direito à educação, saúde, identidade, nacionalidade, à brincaderia e à não discrimação. De acordo com as crianças, os direitos mais violados são o direito à protecção, à saúde, à alimentação, a não ter voz, o casamento forçado e os maus tratos.






















Além da discussão, conheceram o edifício da Casa, numa visita guiada pela equipa da Casa, composta pela coordenadora Filomena Ferreira e o assistente administrativo Bayonco Indelam. Nessa visita, as crianças foram acompanhadas também pelos respectivos animadores e responsáveis pela ANADEC, Iancuba Indjai, e pelo Sector de Educação do ESSOR, Catherine Piat; bem como de membros da LGDH, Cléo Silva e Eliseu Silva.


























O convite para visitar a Casa surge no âmbito do projecto Bo Bin Sibi, cujo objectivo é ajudar crianças e adolescentes guineenses a adquirir novas competências e conhecimentos para preparar melhor o seu futuro pessoal e profissional. É desenvolvido por duas ONG ANADEC e ESSOR, em parceria com Associação de Desenvolvimento Local dos Bairros de Missira e de Cuntum Madina.

Sem comentários:

Enviar um comentário