quarta-feira, 8 de junho de 2016

TALIBÉS: EXPOSIÇÃO MOSTRA A GUINEENSES REALIDADE
DE CRIANÇAS ESCRAVIZADAS

A Casa dos Direitos convidou o fotojornalista português Mário Cruz a mostrar, na Guiné-Bissau, o seu trabalho fotográfico sobre crianças escravizadas no Senegal. Talibés – Escravos dos Tempos Modernos é o resultado de mais de dois meses de investigação nas ruas de Dacar e de outras cidades senegalesas em busca de histórias de crianças traficadas e escravizadas por falsos mestres corânicos e obrigadas a mendigar na rua, muitas das quais oriundas da Guiné-Bissau.
























A exposição, premiada pelo World Press Photo 2015, na categoria de Temas Contemporâneos, e pelo Prémio de Fotojornalista Estação Imagem 2016, foi inaugurada a 2 de Junho na Casa dos Direitos, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Criança. Uma semana depois, a 7 de Junho, a mostra chegou ao Gabu, zona leste do país, tendo sido inaugurada no Centro de Acolhimento de Crianças vítimas de tráfico, da Associação dos Amigos da Criança (AMIC).





















A sessão de abertura no Gabu contou com a presença de algumas crianças que já tinham sido “talibés” e que se estão em processo de reunificação familiar, além de diversos membros de organizações da sociedade civil, forças de segurança, líderes religiosos e professores corânicos. Um dos régulos presentes comprometeu-se a sensibilizar os imãs e professores corânicos sobre esta prática e sugeriu convocar um conselho com decisores políticos, poderes religiosos e tradicionais e sociedade civil para discutir medidas de prevenção do tráfico de crianças no país.

Mário Cruz percorreu cada uma das 16 imagens e teve oportunidade de ouvir histórias das próprias crianças sobre algumas das fotografias e locais retratados. “Estou muito feliz por ter tido esta oportunidade aqui na Guiné-Bissau”, explicou o fotojornalista no final.
























Esta iniciativa foi dinamizada pela Associação para a Cooperação Entre os Povos e a AMIC, ambas organizações da Casa dos Direitos, e contou com o apoio da Comissão Especializada Permanente para Assuntos Jurídicos, Constitucionais, Direitos Humanos e Administração Pública da Assembleia Nacional Popular, Câmara Municipal de Bissau, da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, da Cooperação Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, da União Europeia e da UNICEF.
























Livro sobre as crianças talibés

Foi na Guiné-Bissau que Mário Cruz recebeu a notícia de que o objectivo da campanha de angariação de fundos que lançou para editar um livro com a reportagem fotográfica sobre as crianças talibés foi alcançado. Até à data, foram angariados mais de 28 mil dólares para tornar uma realidade o livro que será editado pela FotoEvidence.

Sem comentários:

Enviar um comentário