quarta-feira, 24 de agosto de 2022

COMUNICADO DA CASA DOS DIREITOS: POR UMA SOCIEDADE LIVRE DO ÓDIO E DA VIOLÊNCIA

A Casa dos Direitos registou com bastante indignação as noticias que dão conta do assalto e vandalização da Sede do Comité Nacional para o Abandono das Práticas Tradicionais Nefastas, na noite do dia 24 de Agosto de 2022, perpetrado por indivíduos ainda por identificar.

De acordo com as informações recolhidas junto da direção do Comité, os assaltantes vandalizaram os equipamentos de escritório, nomeadamente, secretárias, computadores e documentos fundamentais da organização. Este comportamento dos malfeitores é susceptível de se configurar na exteriorização de ódio e de radicalismo contra esta organização de carácter humanitário, com a finalidade de intimidar e condicionar o livre exercício das suas atividades cívicas de proteção dos direitos das mulheres e meninas.

Perante a gravidade do sucedido, a Casa dos Direitos condena com firmeza este ato de violência gratuita contra uma organização que tem sido uma voz incontornável na luta pela defesa dos direitos das mulheres e meninas, com espacial destaque pela erradicação da mutilação genital feminina na Guiné-Bissau.

Igualmente, a Casa dos Direitos exorta as autoridades judiciárias no sentido de acionarem mecanismos adequados com vista a perseguir e traduzir à justiça, os autores morais e materiais deste ato cobarde.

A Casa dos Direitos apela ainda as organizações cívicas, em particular as de promoção e defesa dos direitos das mulheres, no sentido de se unirem em torno do Comité, numa altura em que se registam no país, ataques crescentes contra os direitos humanos.

Por fim, a Casa dos Direitos manifesta o seu inequívoco apoio moral e solidariedade ao Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e Criança, encorajando-o a prosseguir com as suas ações.

Feito em Bissau aos 24 dias do mês de Agosto de 2022

A Casa dos Direitos

Sem comentários:

Enviar um comentário