quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

CASA ACOLHE SESSÃO INAUGURAL DA QUINZENA DOS DIREITOS 2022 COM APELO À REALIZAÇÃO PLENA DOS DIREITOS HUMANOS

A 9.ª Quinzena dos Direitos foi oficialmente aberta esta manhã, num acto que contou com a presença do Coordenador do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Anthony Oheneng-Boamah, do Embaixador da União Europeia no país, Artis Bertulis, do Embaixador de Portugal junto da Guiné-Bissau, José Caroço, bem como do Embaixador de Espanha e do Representante Residente do PNUD na Guiné-Bissau.

A Presidente da MIGUILAN, Isabel de Almeida, em representação do Consórcio da Casa, deu as boas-vindas aos convidados, fez um enquadramento sobre a iniciativa, falou das expectativas para esta edição e agradeceu às cerca de 40 organizações que decidiram associar a esta edição da Quinzena dos Direitos.

O Embaixador da UE, na sua intervenção, enfatizou o momento e a iniciativa por coincidir com a sua primeira intervenção como Embaixador na Guiné-Bissau, realçando o interesse da sua organização no trabalho com as Organizações da Sociedade Civil guineenses na plena afirmação do Estado de Direito.

Já o Embaixador de Portugal, José Caroço, reconheceu a dificuldade da luta pela afirmação dos Direitos Humanos, por isso, reconheceu, deve ser feita em sinergia entre diferentes instituições. Referiu ainda que a Casa continuará a ser parceira privilegiada da sua instituição, através da Cooperação Portuguesa.

Por fim, o Coordenador do Sistema das Nações Unidas falou da impunidade, das violações dos Direitos das Mulheres, bem como da falta de acesso a serviços de necessidades básicas dos cidadãos e cidadãs. E Manifestou a disponibilidade da sua instituição em continuar a trabalhar com as organizações da sociedade civil nesta matéria.

Mais informação em Radio TV Bantaba e Radio Voz do Povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário