quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exposição Fotográfica | Mulheres da Guiné-Bissau

Os parceiros da Casa dos Direitos da Guiné-Bissau convidaram fotógrafos profissionais e amadores que ao longo das últimas décadas têm retratado as mulheres da Guiné-Bissau a participar numa mostra colectiva que foi inaugurada ontem, no dia de abertura da Casa.

A compilação de imagens traça o perfil da mulher guineense - das jovens às "mulheres grandes", das cidades ao trabalho no campo.





Lista de autores das fotografias da exposição colectiva:

_ ADRIANO GOMES
Guiné-Bissau. Editor de imagem na delegação da RTP África. Em 1996 participou na exposição “Mulheres do Sul” (CIDAC) e em 2010 no livro “52 histórias” (ACEP).

_ ALAIN CORBEL
França. Ilustrador. Publicou “Notícias do Quelele, Bairro de Bissau” (AD/ACEP, 2007), em colaboração com escolas populares. Professor na Universidade de Baltimore.

_ ANA CRISTINA PEREIRA
Portugal. Jornalista no jornal Público, especializada em Direitos e Exclusão Social. Tem participado em projectos colectivos, como “52 histórias” (ACEP, 2010).

_ ANA FILIPA OLIVEIRA
Portugal. Trabalha na ACEP desde 2009, e no Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG desde 2010. Licenciou-se em Jornalismo em Coimbra.

_ ANA TELHADO
Portugal. Artista plástica. Formada pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tem desenvolvido diversos projectos artísticos e expõe regularmente em galerias

_ ANDRZEJ KOWALSKI
Polónia. Há cerca de 10 anos a colaborar na Guiné-Bissau em projectos como as Televisões Comunitárias. Realizou vários documentários.

_ ANTÓNIO VALENTE
Moçambique/Holanda. Fotógrafo, fundador da Associação Moçambicana de Fotografia. Realizou exposições individuais e colectivas. Viveu na Guiné-Bissau nos anos 90.

_ AUGUSTA HENRIQUES
Guiné-Bissau. Fundadora da ONG TINIGUENA (1991. Participou na criação da Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas Urok

_ CARLA CARVALHO TOMÁS
Portugal. Fotojornalista no jornal Público de 2001 a 2006.. Actualmente reside em Madrid, onde desenvolve trabalhos de Fotografia

_ CARLOS SCHWARZ
Guiné-Bissau. Agrónomo, fundador do DEPA a seguir à Independência. Fundador da ONG AD – Acção para o Desenvolvimento em 1991.

_ CRISTINA SILVA
Portugal / Guiné-Bissau. Bióloga. Participação em exposições fotográficas sobre a Guiné-Bissau, como Mulheres do Sul (CIDAC, 1996), Na No Skola (ACEP, 1998)

_ DEMBA BALDÉ
Guiné-Bissau. Músico. Estudou guitarra no conservatório de Groningen, Holanda. Fotógrafo desde 1982.

_ EDDIE AVILA
Bolívia/EUA. Director do Rising Voices, da rede de bloggers Global Voices. Desenvolve com a AMIC um projecto de “media cidadão”

_ EMANUEL RAMOS
Guiné-Bissau. Trabalha no desenvolvimento durável e gestão de áreas marinhas protegidas com a Tiniguena. Assistente da Fundação Internacional do Banc de Arguin.

_ ERNST SCHADE
Holanda. Agrónomo. Trabalhou 16 anos em países africanos em desenvolvimento rural, incluindo Guiné-Bissau. Agora dedica-se à fotografia.

_ FÁTIMA PROENÇA
Portugal. Cooperação e solidariedade com a Guiné-Bissau desde 1983 (primeiro no CIDAC, depois na ACEP) em desenvolvimento e cidadania e comunicação sobre África.

_ JOÃO SERRAS PEREIRA
Portugal. Engenheiro. Trabalhou em diversos países africanos, onde se dedicou à fotografia. A trabalhar actualmente na Guiné-Bissau

_ JORGE NETO
Portugal. Residiu de 2003 a 2007 na Guiné-Bissau, onde trabalhou como jornalista freelance e formador de jornalistas

_ LEONARDO NEGRÃO
Portugal. Fotógrafo no Diário de Notícias a partir de 1992, actualmente na Global Imagens. Reportagens na Guiné-Bissau sobretudo em períodos eleitorais

_ LILIANA AZEVEDO
Portugal/Suíça. Estudos em Ciências Sociais. Na ACEP desde 2010, como Gestora de Projectos. Mestranda de Estudos Africanos no ISCTE

_ LUÍS MELO
Portugal. Pivot em Audiovisuais da Universidade de Aveiro. Em 2010 colaborou no documentário “Construir o Paraíso Aqui” (Guiné-Bissau e Cabo Verde, ACEP)

_ MANUEL ROBERTO
Portugal. Fotojornalista e sub-editor de fotografia do jornal Público

_ MARTA JORGE
Portuguesa. Jornalista. Chefe da Delegação da RTP na Guiné-Bissau entre 2005 e 2011. Co--autora da exposição Ansa (Asas), em Bissau.

_ MIGUEL DE BARROS
Guiné-Bissau. Investigador e sociólogo. Director de programa da ONG Tiniguena – Esta Terra É Nossa!

_ PAULO NUNO VICENTE
Portugal. Jornalista. Realizou os documentários “Construir o Paraíso Aqui” e “Triângulos Imperfeitos” (ACEP) e "Kilombos" (IMVF)

_ PIERRE CAMPREDON
França. Trabalha há 30 anos na protecção de zonas costeiras na África Ocidental e desde 1989 na Guiné-Bissau, com a UICN

_ STÉPHANE LAURENT
França. É coordenador do núcleo de Cooperação do CIDAC – Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral

Com o apoio
 



Sem comentários:

Enviar um comentário