sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Programação | Inauguração da Casa dos Direitos

No próximo dia 28 de Fevereiro, a CASA DOS DIREITOS, DA GUINÉ-BISSAU abre portas pela primeira vez em pleno centro de Bissau. A cerimónia de inauguração da Casa será presidida pelo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, e nela tomarão a palavra o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António Freire, e os Presidentes da Liga Guineense de Direitos Humanos, Luís Vaz Martins, e da ACEP, Fátima Proença, em representação das organizações promotoras.

O acto inclui um conjunto de iniciativas em torno dos Direitos das Mulheres – tema principal do primeiro ano do projecto, como sejam a inauguração da exposição fotográfica “Mulheres da Guiné-Bissau” que reúne trabalhos de cerca de duas dezenas de fotógrafos profissionais e amadores de diversas nacionalidades, o lançamento do livro “Desafios – Direitos das Mulheres na Guiné-Bissau”, que reúne um conjunto de histórias recolhidas pela jornalista Ana Cristina Pereira, além de um texto de análise do contexto, da autoria do coordenador da Casa, Nelson Constantino Lopes, e ainda de uma série de documentários realizados pela televisão comunitária TV Klelé (Guiné-Bissau).

Segue-se a conferência “Direitos Humanos e Direitos das Mulheres na Guiné-Bissau”, com a participação da deputada Nimha Cissé, da escritora Odete Semedo, do Ministro da Educação, Artur Silva, e do Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, num debate moderado por Nelson C. Lopes. O encerramento do programa estará a cargo do Presidente da República Interino, Raimundo Pereira.

Ver programação completa


9h: ACTO INAUGURAL

- Inauguração presidida por S. Exa. O Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, com visita às instalações
 - Alocução do Presidente da Liga Guineense de Direitos Humanos, Luís Vaz Martins: apresentação da iniciativa “Casa dos Direitos”
 - Alocução da Presidente da ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos, Fátima Proença, de apresentação da exposição fotográfica colectiva, livro de entrevistas e documentários sobre os direitos das mulheres na Guiné-Bissau
 - Discurso de S. Exa. O Embaixador de Portugal, António Freire
 - Discurso de encerramento por S. Exa. O Senhor Primeiro Ministro

11h: CONFERÊNCIA “DIREITOS HUMANOS E DIREITOS DAS MULHERES NA GUINÉ-BISSAU”

Oradores convidados:
- Deputada Nhima Cissé: o Parlamento na promoção dos direitos humanos das mulheres
- Escritora Odete Semedo: a cultura e a promoção dos direitos das mulheres na Guiné-Bissau
- Ministro da Educação Artur Silva: a educação para os direitos humanos
- Secretário executivo da CPLP Domingos Simões Pereira: direitos humanos e cidadania no espaço da CPLP

12h30: debate, moderado pelo Coordenador da Casa dos Direitos, Nelson Constantino Lopes

13h30: encerramento do programa por S. Exa. O Senhor Presidente da República Interino Raimundo Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário