quinta-feira, 5 de junho de 2014

DEBATE SOBRE DIREITOS DAS CRIANÇAS NA GUINÉ-BISSAU ASSINALA INÍCIO DE MÊS DE CAMPANHA "POR UMA VIDA COM DIREITOS"

O debate em torno dos actuais desafios actuais à promoção e realização dos direitos das crianças na Guiné-Bissau foi ontem intenso na Casa dos Direitos, no arranque da campanha "Um Mês de Projectos por uma Vida com Direitos".

Cerca de meia centena de pessoas marcou presença na sessão, onde foi apresentado um breve documentário, realizado pela TV Klelé, sobre a Casa Bambaran di Mininu - uma iniciativa da responsabilidade da Cáritas Guiné-Bissau e que conta com o apoio da União Europeia (UE). Trata-se de um centro de acolhimento temporário para crianças vítimas de exclusão ou abandono.

A sessão contou com a participação do encarregado de Negócios da Delegação da UE na Guiné-Bissau, Hannes Hausser, e da Presidente da ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, Fátima Proença, que falaram sobre a urgência de projectos de promoção dos Direitos Humanos num contexto como a Guiné-Bissau.

A sessão de debate foi moderada pelo Director da AMIC - Associação dos Amigos da Criança, Laudolino Medina, numa mesa partilhada pelo representante da Cáritas Guiné-Bissau, Clemento Mendes, e a representante da UE, Lucia di Troia. Falou-se do papel dos Centros de Acolhimento de Crianças na Guiné-Bissau, enquanto pólos de resposta a violações dos seus direitos e propôs-se a criação de uma rede de Centros que possa dar resposta à actual situação e a realização de acções de advocacy junto dos diversos tipos de autoridades do país.

O documentário exibido na sessão será em breve disponibilizado neste blogue e na página da iniciativa.

















































































Sem comentários:

Enviar um comentário