quarta-feira, 27 de março de 2013

DIREITOS DAS CRIANÇAS CELEBRADOS
NO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA CASA

Casa cheia no primeiro aniversário da Casa dos Direitos. Cerca de uma centena de pessoas marcaram hoje presença no primeiro aniversário da Casa, cujo tema central são os Direitos das Crianças.

Ao longo da manhã, foram lidas várias histórias do livro DESAFIOS - Direitos das Crianças na Guiné-Bissau, acompanhadas pelos livros disponibilizados à audiência, e inaugurada a exposição colectiva de crianças e jovens de bairros de Bissau. A TV Kelelé deu ainda a conhecer o trabalho dos grupos de teatro do Enterramento Unido e das Escolas de Verificação Ambiental, através da exibição de dois documentários (disponíveis em breve no site da Casa).

Na apresentação inicial, o Presidente da Liga Guineense de Direitos Humanos, Luís Vaz Martins, relembrou a história da Casa - de esquadra colonial e no pós-independência a Casa de debate de todos os direitos.

Já o Secretário Executivo da Associação dos Amigos da Criança, Laudolino Medina, relembrou a legislação em vigor e os compromissos assumidos internacionalmente na área dos Direitos das Crianças, bem como os atropelos e violações desses direitos ao longo das décadas.

A sessão contou com a presença do Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no país, José Ramos-Horta, da deputada Iassatu Djaló, da Comissão Especializada da Assembleia Nacional popular para os Assuntos da Mulher e da Criança, e da Directora da Associação para a Cooperação Entre os Povos, Fátima Proença.

Sem comentários:

Enviar um comentário