Na sequência da elaboração do Relatório sobre a Condição da Mulher na Guiné-Bissau, no âmbito do Projeto do Observatório da Mulher na Guiné-Bissau, as organizações promotoras - ACEP, AMPROCS, LGDH e MIGUILAN -, realizaram no passado dia 24 de janeiro de 2026, o segundo djumbai temático, desta vez no setor de Quinhamel, região de Biombo.
A equipa do Observatório da Mulher era integrada por Claudina Veigas, da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Paula Melo, da AMPROCS, Cadijato Djalo da MIGUILAN e Fátima Gomes, da Casa dos Direitos.

O encontro teve por objetivos apresentar o relatório e os resultados do inquérito realizado nessa localidade; e exibir a exposição com fotografias e frases emblemáticas das inquiridas.
Os dois instrumentos foram apresentados no djumbai que reuniu cerca de 40 pessoas, entre jovens e mulheres, que participaram de forma entusiasta no debate que se seguiu a apresentação do relatório.
As discussões incidiram sobre questões relativas a igualdade de oportunidades entre meninas e rapazes, o acesso aos serviços de proteção social, de educação e saúde, assim como a violência baseada no género, a mutilação genital feminina e o casamento forçado ou precoce.

A equipa do Observatório da Mulher na Guiné-Bissau aproveitou a oportunidade para distribuir exemplares do relatório aos participantes.
Esta e outras atividades realizadas no âmbito do Projeto de Observatório da Mulher na Guiné-Bissau são financiadas pela Cooperação Portuguesa.
Esta e outras atividades realizadas no âmbito do Projeto de Observatório da Mulher na Guiné-Bissau são financiadas pela Cooperação Portuguesa.

Sem comentários:
Enviar um comentário