Os parceiros da Casa dos Direitos da Guiné-Bissau convidaram fotógrafos profissionais e amadores que ao longo das últimas décadas têm retratado as mulheres da Guiné-Bissau a participar numa mostra colectiva que foi inaugurada ontem, no dia de abertura da Casa.
A compilação de imagens traça o perfil da mulher guineense - das jovens às "mulheres grandes", das cidades ao trabalho no campo.
Lista de autores das fotografias da exposição colectiva:
_ ADRIANO GOMES
Guiné-Bissau. Editor de imagem na delegação da RTP África. Em 1996 participou na exposição “Mulheres do Sul” (CIDAC) e em 2010 no livro “52 histórias” (ACEP).
_ ALAIN CORBEL
França. Ilustrador. Publicou “Notícias do Quelele, Bairro de Bissau” (AD/ACEP, 2007), em colaboração com escolas populares. Professor na Universidade de Baltimore.
_ ANA CRISTINA PEREIRA
Portugal. Jornalista no jornal Público, especializada em Direitos e Exclusão Social. Tem participado em projectos colectivos, como “52 histórias” (ACEP, 2010).
_ ANA FILIPA OLIVEIRA
Portugal. Trabalha na ACEP desde 2009, e no Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG desde 2010. Licenciou-se em Jornalismo em Coimbra.
_ ANA TELHADO
Portugal. Artista plástica. Formada pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tem desenvolvido diversos projectos artísticos e expõe regularmente em galerias
_ ANDRZEJ KOWALSKI
Polónia. Há cerca de 10 anos a colaborar na Guiné-Bissau em projectos como as Televisões Comunitárias. Realizou vários documentários.
_ ANTÓNIO VALENTE
Moçambique/Holanda. Fotógrafo, fundador da Associação Moçambicana de Fotografia. Realizou exposições individuais e colectivas. Viveu na Guiné-Bissau nos anos 90.
_ AUGUSTA HENRIQUES
Guiné-Bissau. Fundadora da ONG TINIGUENA (1991. Participou na criação da Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas Urok
_ CARLA CARVALHO TOMÁS
Portugal. Fotojornalista no jornal Público de 2001 a 2006.. Actualmente reside em Madrid, onde desenvolve trabalhos de Fotografia
_ CARLOS SCHWARZ
Guiné-Bissau. Agrónomo, fundador do DEPA a seguir à Independência. Fundador da ONG AD – Acção para o Desenvolvimento em 1991.
_ CRISTINA SILVA
Portugal / Guiné-Bissau. Bióloga. Participação em exposições fotográficas sobre a Guiné-Bissau, como Mulheres do Sul (CIDAC, 1996), Na No Skola (ACEP, 1998)
_ DEMBA BALDÉ
Guiné-Bissau. Músico. Estudou guitarra no conservatório de Groningen, Holanda. Fotógrafo desde 1982.
_ EDDIE AVILA
Bolívia/EUA. Director do Rising Voices, da rede de bloggers Global Voices. Desenvolve com a AMIC um projecto de “media cidadão”
_ EMANUEL RAMOS
Guiné-Bissau. Trabalha no desenvolvimento durável e gestão de áreas marinhas protegidas com a Tiniguena. Assistente da Fundação Internacional do Banc de Arguin.
_ ERNST SCHADE
Holanda. Agrónomo. Trabalhou 16 anos em países africanos em desenvolvimento rural, incluindo Guiné-Bissau. Agora dedica-se à fotografia.
_ FÁTIMA PROENÇA
Portugal. Cooperação e solidariedade com a Guiné-Bissau desde 1983 (primeiro no CIDAC, depois na ACEP) em desenvolvimento e cidadania e comunicação sobre África.
_ JOÃO SERRAS PEREIRA
Portugal. Engenheiro. Trabalhou em diversos países africanos, onde se dedicou à fotografia. A trabalhar actualmente na Guiné-Bissau
_ JORGE NETO
Portugal. Residiu de 2003 a 2007 na Guiné-Bissau, onde trabalhou como jornalista freelance e formador de jornalistas
_ LEONARDO NEGRÃO
Portugal. Fotógrafo no Diário de Notícias a partir de 1992, actualmente na Global Imagens. Reportagens na Guiné-Bissau sobretudo em períodos eleitorais
_ LILIANA AZEVEDO
Portugal/Suíça. Estudos em Ciências Sociais. Na ACEP desde 2010, como Gestora de Projectos. Mestranda de Estudos Africanos no ISCTE
_ LUÍS MELO
Portugal. Pivot em Audiovisuais da Universidade de Aveiro. Em 2010 colaborou no documentário “Construir o Paraíso Aqui” (Guiné-Bissau e Cabo Verde, ACEP)
_ MANUEL ROBERTO
Portugal. Fotojornalista e sub-editor de fotografia do jornal Público
_ MARTA JORGE
Portuguesa. Jornalista. Chefe da Delegação da RTP na Guiné-Bissau entre 2005 e 2011. Co--autora da exposição Ansa (Asas), em Bissau.
_ MIGUEL DE BARROS
Guiné-Bissau. Investigador e sociólogo. Director de programa da ONG Tiniguena – Esta Terra É Nossa!
_ PAULO NUNO VICENTE
Portugal. Jornalista. Realizou os documentários “Construir o Paraíso Aqui” e “Triângulos Imperfeitos” (ACEP) e "Kilombos" (IMVF)
_ PIERRE CAMPREDON
França. Trabalha há 30 anos na protecção de zonas costeiras na África Ocidental e desde 1989 na Guiné-Bissau, com a UICN
_ STÉPHANE LAURENT
França. É coordenador do núcleo de Cooperação do CIDAC – Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral
Com o apoio
Sem comentários:
Enviar um comentário