sexta-feira, 31 de março de 2017

OS DESAFIOS DA INFLUÊNCIA POLÍTICA DA SOCIEDADE CIVIL
SOBRE DIREITOS HUMANOS EM DISCUSSÃO



No próximo dia 4 de Abril, os parceiros do Ora di Diritu, um projecto de advocacy e de influência política em Direitos Humanos na Guiné-Bissau, reúnem-se na Casa dos Direitos para um dia de reflexão (das 9h30 às 18 horas) sobre os desafios e as estratégias de influência e mobilização social em contextos de fragilidades institucionais.

O encontro marca o encerramento do projecto financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa e é organizado pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação dos Amigos da Criança (AMIC), a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), pela Tiniguena e pela Casa dos Direitos. São convidados deputados de Comissões Especializadas da Assembleia Nacional Popular, membros de organizações da sociedade civil e de organizações internacionais, investigadores e representantes das entidades financiadoras.

Este encontro representa o culminar de dois anos de pesquisa, sensibilização e advocacia sobre Direitos Humanos, em particular sobre os direitos das mulheres e das crianças. De acordo com Fátima Proença, representante do consórcio do projecto e directora da ACEP, “importa reflectirmos sobre o trabalho desenvolvido e sobre as aprendizagens realizadas, tendo em conta as alterações no contexto da Guiné-Bissau e as fragilidades institucionais agravadas. Mas importa também procurar identificar estratégias de influência e de mobilização social que contribuam para melhorar o ambiente dos direitos, em particular das mulheres e das crianças”.

Às apresentações a realizar pelas organizações envolvidas, seguir-se-á uma comunicação pelo Prof. Rogério Roque Amaro, do ISCTE (Lisboa), sobre os desafios estratégicos à advocacia pelos Direitos Humanos.

No início da tarde, será feita entrega simbólica a responsáveis das Comissões Especializadas da ANP de contributos para melhorar o quadro legislativo dos Direitos das Mulheres e das Crianças e o lançamento do mais recente Caderno da Casa dos Direitos sobre experiências de campanhas de organizações da sociedade civil pelos Direitos Humanos na Guiné-Bissau.

A encerrar os Netos de Bandim dinamizam uma sessão cultural aberta a todos.

Consulte o Programa

Sem comentários:

Enviar um comentário