sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

TRÊS DIAS DE INICIATIVAS SOBRE O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
NA LUTA CONTRA A IMPUNIDADE

De 10 a 12 de Dezembro, a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) organizou uma conferência internacional sobre a questão da Impunidade no país. O evento de três dias reuniu em Bissau representantes de Organizações da Sociedade Civil guineenses e especialistas internacionais para debater o papel da Sociedade Civil contra a Impunidade.

O programa iniciou-se no dia 10 de Dezembro - Dia Universal dos Direitos Humanos - com a peça de teatro "Sombra de Verdade", pelo grupo Os Fidalgos, no Centro Cultural Francês de Bissau (fotos no final da notícia).

No dia seguinte, foi apresentado o estudo 40 ANOS DE IMPUNIDADE NA GUINÉ-BISSAU, que resulta de um inquérito realizado ao longo de 2013, pela LGDH em todo o país, em parceria com a organização portuguesa Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), no âmbito do Programa de Apoio aos Atores Não Estatais da União Europeia.

Na mesma sessão, foi apresentado o documentário “Testemunhu di aonti ku di aos”, com depoimentos de cidadãos guineenses sobre a experiência da impunidade. Os trabalhos prosseguiram com debates em torno do tema, nomeadamente: “Violência politica e conflitualidade social”, “Corrupção e crimes económicos”, “Violência contra mulheres e crianças”, “Luta internacional contra a impunidade” e “Justiça e impunidade institucional”.

Entre os participantes internacionais inclui-se o jornalista e activista moçambicano Marcelo Mosse, fundador do Centro de Integridade Pública (CIP), e o académico e ex-senador do Ruanda, José Kagabo, que apresentarão as experiências dos respectivos países.
Consulte aqui o programa da Conferência.








































































Sem comentários:

Enviar um comentário