Cerca de meia centena de pessoas marcou presença na sessão, onde foi apresentado um breve documentário, realizado pela TV Klelé, sobre a Casa Bambaran di Mininu - uma iniciativa da responsabilidade da Cáritas Guiné-Bissau e que conta com o apoio da União Europeia (UE). Trata-se de um centro de acolhimento temporário para crianças vítimas de exclusão ou abandono.
A sessão contou com a participação do encarregado de Negócios da Delegação da UE na Guiné-Bissau, Hannes Hausser, e da Presidente da ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, Fátima Proença, que falaram sobre a urgência de projectos de promoção dos Direitos Humanos num contexto como a Guiné-Bissau.
A sessão de debate foi moderada pelo Director da AMIC - Associação dos Amigos da Criança, Laudolino Medina, numa mesa partilhada pelo representante da Cáritas Guiné-Bissau, Clemento Mendes, e a representante da UE, Lucia di Troia. Falou-se do papel dos Centros de Acolhimento de Crianças na Guiné-Bissau, enquanto pólos de resposta a violações dos seus direitos e propôs-se a criação de uma rede de Centros que possa dar resposta à actual situação e a realização de acções de advocacy junto dos diversos tipos de autoridades do país.
O documentário exibido na sessão será em breve disponibilizado neste blogue e na página da iniciativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário