sábado, 23 de maio de 2020

DIÁLOGO(S) COM A SOCIEDADE: DEBATE – DIREITOS HUMANOS DURANTE A PANDEMIA


Na terça-feira o tema a debater será “Direitos Humanos durante a pandemia” às 16:00, no Facebook da Casa dos Direitos. Teremos como convidados Cabi Sanhá, membro da Direção da LGDH (Liga Guineense de Direitos Humanos) e Fodé Mané , Professor da Faculdade de Direito de Bissau e investigador do INEP, e será moderado por Erikson Mendonça e Fatumata Jau. A proposta do debate é discutir até que ponto é possível restringir Direitos Humanos em tempos de Covid-19?

O COVID-19 afetou todas as esferas das nossas vidas e trouxe consigo implicações sérias no que respeita os nossos direitos e liberdades. A pandemia faz emergir uma grave crise sanitária, econômica e social de abrangência mundial, escancarando as diversas dimensões da desigualdade preexistente. Se mesmo em tempos normais, assegurar direitos fundamentais é um grande desafio, como será numa situação de emergência que exige alguma supressão de liberdades? Como é que a Guiné-Bissau está a enfrentar o coronavírus no que respeita a dimensão dos Direitos Humanos?

Estamos na terceira declaração de estado de emergência, toda a sociedade está a ser atingida, mas os efeitos são desiguais, pois o impacto é muito maior nos grupos vulneráveis, os mais excluídos. Qual é o impacto das medidas de emergência perante os desafios a nível social, político e econômico no contexto de crise? O que é da preservação das garantias mínimas com vistas a resguardar a dignidade da pessoa humana?

Estas são algumas das questões que iremos abordar.

Participe! Venham pensar e debater connosco!

--
Da Casa dos Direitos para a Guiné-Bissau e da Guiné-Bissau para o mundo, este é o osso contributo. Acompanhe os Diálogos nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e neste blog. #DialogosComASociedade #CasaDireitosGB

Sem comentários:

Enviar um comentário