quinta-feira, 21 de maio de 2020

DEBATE ONLINE: O DIREITO À SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA















O Direito à Saúde em Tempos de Pandemia foi a questão abordada no primeiro debate online de Diálogo(s) com a Sociedade. Falamos com Victor Madrigal, representante da AIDA (Ayuda, Intercambio y Desarollo) na Guiné-Bissau e Inácio Costa, responsável da gestão clínica do COES (Centro de Operações de Emergência Sanitária).

A COVID-19 atinge proporções alarmantes na Guiné-Bissau e expõe uma situação complicada no já complexo e frágil sistema de saúde público. Estamos na terceira declaração do estado de emergência, que termina no dia 26 de Maio. A quantas andamos na luta contra o Covid-19? Até finais de Abril a Guiné-Bissau tinha identificado aproximadamente 100 casos de coronavírus. Apesar das medidas de emergência implementadas, a curva continua a subir. Os casos já passam de mil e entramos numa nova fase da epidemia com a constatação de transmissão comunitária na capital. Qual o nível do alcance das medidas de prevenção adotadas, quais são os possíveis estrangulamentos? Será que estamos a testar o suficiente, não estará na altura de mudar de estratégia tendo em conta o aumento exponencial de casos positivos? E o que está a acontecer às outras doenças, que apesar de serem menos mediática também matam?



O que são dos Direitos Humanos nesta batalha? Como garantir o direito à saúde em tempos como estes, se mesmo antes do coronavírus o país já sofria de dificuldades crónicas em garantir a efectividade do direito à saúde pública de qualidade à população, tal como o tratamento médico, remédios, consultas e ações preventivas de saúde. Como podemos agora fazer face a um surto pandêmico desta magnitude?

Este tempo com os nossos convidados deu para perceber algumas das coisas que têm que mudar. Segundo eles, é necessário trabalhar de forma emergencial e montar políticas públicas contra o vírus, ou seja reunir, integrar e cooperar com as forças possíveis para que num futuro próximo consigamos ultrapassar o desafio. A solução a curto prazo para evitar a disseminação passa necessariamente pelo isolamento social, mas esta abordagem deve ser acompanhada por medidas sociais e econômicas de apoio à população.

Pode assistir ao debate completo no Facebook da Casa dos Direitos clicando aqui: https://www.facebook.com/CasadosDireitosGB/videos/268459414283783/

--
Da Casa dos Direitos para a Guiné-Bissau e da Guiné-Bissau para o mundo este é o nosso contributo. Acompanhe os Diálogos nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e neste blog. Participe! Venha pensar e debater connosco!

1 comentário:

  1. HERPES é uma doença séria e recorrente que não pode ser curada através de medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, tenho um vermelho sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por duas boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui para o teste, fiquei negativo, muito feliz depois de tomar o medicamento à base de plantas. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderEliminar